Saturday 26 September 2015

Largo Júlio de Castilho

O topónimo Largo Júlio de Castilho foi atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa através de Edital de 02/03/1925 e após Deliberação Camarária de 20/02/1925 ao Largo da Duquesa.

Júlio de Castilho, 2.º visconde de Castilho, erudito escritor e historiador, percursor dos estudos olisiponenses, nasceu 30 de Abril de 1840 e morreu a 8 de Fevereiro de 1919, na sua casa do Lumiar. Fidalgo da Casa Real por sucessão a seus maiores, habilitado com o curso superior de Letras; sócio correspondente da Academia das Ciências, por diploma de 21 de Março de 1872; sócio efectivo da Associação dos Arquitectos e Arqueólogos Portugueses; correspondente do Instituto de Coimbra, do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco; do Instituto Vasco da Gama de Nova Goa; da Associação Literária Internacional de Paris; e honorário do Grémio Literário Faialense e do Grémio Literário Artista da Horta; governador civil do distrito da Horta; primeiro-oficial da Biblioteca Nacional de Lisboa, poeta e escritor.
Fizeram história os seus volumes sobre a cidade de Lisboa: «Lisboa antiga». [cm-lisboa.pt]

Largo Júlio de Castilho, antigo Largo da Duquesa |c. 1940|
Ao centro, o Chafariz do Boneco, ou Fonte de São João Baptista. Ao fundo, a casa onde morreu Júlio de Castilho, ostentando uma lápide em memória do mestre olisipógrafo.
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

Eis o que disse Norberto de Araújo sobre Júlio Castilho aquando da inauguração do busto do distinto olisipógrafo que se encontra no Miradouro de Santa Luzia: «Estamos diante do busto do Mestre infatigável e iluminado da «Lisboa Antiga» e de «A Ribeira de Lisboa», generoso percursor dos estudos olisiponenses. Ninguém como ele, soube carrear materiais, acumular subsídios, desbravar caminho, inspirar a paixão por Lisboa.»

Largo Júlio de Castilho, antigo Largo da Duquesa |c. 1940|
Casa onde morreu Júlio de Castilho.

Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

1 comment:

  1. Do you mind if I quote a few of your articles as long
    as I provide credit and sources back to your weblog?
    My blog is in the exact same area of interest as yours and my users would certainly benefit from some of the information you present here.

    Please let me know if this alright with you. Regards!

    ReplyDelete

Web Analytics